quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pequeno desafio!

Qual o valor de x?

Resolução:

Elevemos ao quadrado os dois membros:









Ficando:






Observe que a expressão após "x²=2+" é exatamente o valor de x, então:



Daqui por diante só basta resolver esta equação do 2º grau, que fica:

x²-x-2 = 0

∆=(-1)²-4.1.(-2) = 1+8 = 9




Logo,
x = 2 ou x = -1. Como o "x" é uma soma de raiz quadrada, logo o resultado não poderá ser um número negativo. Portanto, S = {2}.

By, Profº Paulo R L Tenório.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Questão da CESPE TRT 10ª região

(TRT/ATENDIMENTO/2004/CESPE) No prédio de um tribunal, há uma sala de 30 m² de área e outras quatro, de áreas iguais entre si. Para o revestimento do piso dessas cinco salas, serão empregadas, desconsiderando as perdas, uma quantidade de cerâmica superior a 168 m² e inferior a 172 m².
Acerca dessas salas, julgue os seguintes itens.

74 A área de cada uma das outras 4 salas é superior a 35,75 m².

75 Se o número que expressa a área, em m², das outras 4 salas,
for um número inteiro, então esse número é 35.

RESOLUÇÃO:

Temos uma sala de 30m² e quatro salas de áreas iguais de "x" m² cada uma, então unificando as quatros fica  "4x"m² logo no total somando a primeira sala com as outras quatros temos (30 + 4x) m².

Pela questão é dito que as cincos salas são revestidos com uma quantidade de cerâmica superior a 168 m² e inferior a 172 m², logo:

168 < 30 + 4x < 172
168 - 30 < 4x < 172 - 30
132 < 4x < 142

132/4 < x < 142/4
33 < x < 35,5

Com isto concluimos,

74 ( Errado )
75 ( Certo ), pois o x pode ser 34 ou 35 como número inteiro conforme 33 < x < 35,5.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Christopher Hitchens está com câncer

Christopher Hitchens, 61 anos, colunista da Vanity Fair, é um dos maiores polemistas do jornalismo contemporâneo. O título de um de seus livros conta tudo: God is Not Great (Deus Não é Grande). Hitchens nasceu na Inglaterra, estudou em Oxford, foi de esquerda, mudou para os Estados Unidos e lá se tornou um dos semideuses do mundo literário e cultural americano. [...] Um de seus alvos é a religião. Hitchens, ateu, acha que a religião faz mais mal que bem para a humanidade. Uma frase clássica de um personagem Dostoievski – “se Deus não existe, tudo é permitido” – é usada por ele em sua argumentação. A frase, segundo Hitchens, é insultuosa para todos nós. Não dependemos da existência de Deus para saber que não devemos matar, roubar, estuprar [mas Hitchens e os darwinistas em geral não explicam satisfatoriamente a emergência da moral e do altruísmo num mundo formado por amontoados de moléculas e em que sobrevivem os mais aptos].

Hitchens, com sua pregação antideus, atraiu o ódio de muitos religiosos. Mas agora há grupos organizados rezando por ele. Não para que ele mude e acredite em Deus, mas para que sare. Há poucos dias, num artigo na revista Vanity Fair, ele anunciou que está com câncer na garganta. Pouca gente com seu tipo de câncer sobrevive para contar a história. Lembro de George Harrison: todo seu dinheiro não comprou a saúde quando o cigarro lhe provocou um câncer na garganta. (Quando penso em George, morto aos 58 anos, me ocorre Epicuro com sua sabedoria irrefutável: nada é tão importante para a felicidade como a boa saúde. O bilionário sem saúde é um miserável.)

Dramas como o de Hitchens sempre mostram a fragilidade de tudo. Hitchens tinha acabado de lançar, com uma repercussão extraordinária, um livro de memórias. Vivia dias de glória. Estava dando entrevistas para todo mundo e recebendo informações de vendas incríveis quando desabou sem conseguir respirar e mergulhou num pesadelo que, provavelmente, só terminará com sua morte. Desfrutar a vida como se cada dia fosse o último pode soar como clichê, mas é uma das melhores coisas que alguém pode fazer, e é uma pena que a gente só pense nisso quando aparecem casos como o de Hitchens.

Por que eu? Esta é uma pergunta clássica em situações extremas. Hitchens, com sua inteligência e agudeza, reformulou-a. “Por que não eu?” Sêneca, o grande filósofo romano, escreveu que nada que aconteça a alguém não pode acontecer a nós mesmos. Preparemo-nos, portanto, para tudo. E no entanto ficamos perplexos quando alguma coisa ruim irrompe em nossa vida.

Hitchens, numa entrevista à CNN em que sua viçosa cabeleira sexagenária estava substituída por tufos trazidos pela quimioterapia, não parecia desesperado, o que depõe em favor de seu caráter. Disse que abençoa os que rezam por ele, mas sem acreditar em “encantamento”. Ele próprio, coerentemente com suas convicções, não reza. [...]

Minha maior ambição, pós-vida, é virar pó, e nunca mais ter que enfrentar as dores deste vale de lágrimas. Reencarnar em meio a outras pessoas que não as que fazem parte de minha vida seria um pesadelo inominável para mim. Não quero outro pai, não quero outra mãe, não quero outros irmãos, não quero outros filhos, não quero outros amigos. Não quero sequer outros inimigos.

Gosto da atitude de Hitchens. Ele fez a pergunta a exata para enfrentar, da melhor maneira possível, os tempos difíceis que tem pela frente: Por que não eu?

(Paulo Nogueira, Diário do Centro do Mundo)

Nota: Cada vez que um ateu enfrenta a morte sem Deus (não me entenda mal, amigo ateu), sinto um aperto no coração. Sempre admirei muito o astrônomo Carl Sagan. Ateu convicto, ele morreu na esperança de fazer contato com alguma raça extraterrestre. De Saramago, li muito pouco, mas também me entristeceu ver ir para a sepultura ser humano brilhante que deu às costas para o Criador. Agora chega a vez de Hitchens que, no teimoso orgulho de manter a postura ateia que lhe caracterizou a vida e os escritos, não quer desapontar os admiradores também negacionistas do sobrenatural. Mas quem vai saber que tipo de pensamentos passam pela cabeça de alguém em situações assim, quando está sozinho consigo mesmo e com seu vazio não admitido? Não passará ele também por experiência semelhante à do filósofo ateu Heinrich Heine ou do ex-ateu Antony Flew? Mais do que pela cura física, oro para que Hitchens encontre a Deus, mesmo que somente ele e o Pai saibam disso.[MB]

Fonte: http://criacionista.blogspot.com/2010/08/christopher-hitchens-esta-com-cancer.html

Concurso do MPU terá horários distintos para adventistas


Concurso do MPU terá horários distintos para adventistas

Após reclamações de integrantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a organização do concurso público do Ministério Público da União decidiu disponibilizar horários diferenciados para a realização de exames dos candidatos que, por razões religiosas, não podem comparecer na data estabelecida pelo edital, 11 de setembro.
Como os Adventista ajuizaram um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a modificação da data, que caí em um dia de sábado – dia considerado sagrado –, o MPU abriu prazo para solicitação de atendimento especial por motivos religiosos. Para isso, os candidatos terão que indicar essa condição na solicitação de inscrição.
Os candidatos deverão indicar essa condição na solicitação de inscrição preenchida no site www.cespe.unb.br/concursos/mpu2010, até o dia 17 de agosto.
Além de fazer a indicação no site, o candidato deverá encaminhar, por meio de Sedex ou carta registrada, requerimento de solicitação, indicando o número do CPF.
O documento deve ser acompanhado por declaração da congregação religiosa a que pertence, atestando a condição de membro da igreja. Essa documentação deve ser enviada também até o dia 17 de agosto para o seguinte endereço: Central de Atendimento do Cespe/UnB – MPU (motivos religiosos), Caixa Postal 4488, CEP 70.904-970, Brasília-DF.
Solicitações e documentos encaminhados fora do prazo não serão aceitos. A lista de candidatos que tiverem o atendimento especial deferido será divulgada junto com edital de locais e horários da realização das provas no site. Quem tiver o pedido deferido, deverá chegar ao local de prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início e permanecer em recinto exclusivo até o pôr do sol, quando poderão realizar as provas.
Fonte: No Minuto

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Assistir TV emburrece

Uma polêmica que está sempre indo e vindo, virou hit com os Titãs ("a televisão me deixou burro muito burro demais") e é alvo de inúmeros estudos científicos volta à tona a partir de uma nova e enorme pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá: assistir à televisão emburrece as crianças, como mostra reportagem do The Independent. Os cientistas acompanharam 1.314 crianças nascidas em Quebec entre 1997 e 1998, com idades entre 29 meses (2 anos e meio) e 53 meses (4 anos e meio) até chegarem aos 10 anos. Seus pais precisavam relatar quantas horas os filhos assistiam à TV e os professores avaliavam a evolução acadêmica delas, suas relações psicossociais e seus hábitos de saúde. Em média, as crianças de 2 anos assistiam a 8,8 horas por semana à TV e as de 4 anos, uma média de 15 horas por semana. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. 

Os pesquisadores descobriram que os pequenos que passavam mais tempo em frente à telinha eram piores em matemática, comiam mais junk food e sofriam mais bullying do que outras crianças. 

As descobertas mostram que há evidências científicas de que a TV prejudica o desenvolvimento cognitivo e que o governo canadense deveria limitar o número de horas das crianças em frente à TV. Os pediatras americanos já recomemdam que aquelas com menos de 2 anos não deveriam assistir à TV alguma e as mais velhas deveriam ter um limite diário de 2 horas por dia no máximo. A França já proíbe programas para crianças com menos de 3 anos e a Austrália recomenda que as entre 3 e 5 anos não assistiam a mais de uma hora por dia. 

Os cientistas que conduziram o estudo afirmaram que a fase pré-escolar é importantíssima para o desenvolvimento do cérebro e que o tempo em frente à TV é um desperdício e pode levar à aquisição de hábitos ruins. A autora do estudo, Linda Pagani, da Universidade de Montreal, disse que o impacto negativo de se assistir à TV nesta idade permanece por toda a vida. 

"Nossa descoberta mostra que esse é um problema de saúde pública e que deveria existir um guia com diretrizes da Academia America de Pediatria sobre o número de horas recomendado em frente à TV." 

O psicólogo Aric Sigman, que fez a revisão de 30 estudos científicos sobre TV e computadores, disse que os programas mostrados nos aparelhos modernos têm uma velocidade de edição mais rápida, sons mais altos e cores mais intensas do que nos anos 60 e 70, e que isso afetaria "dramaticamente as nossas mentes". 


(O Globo)

cem palavras: a TVerdade

Um veterano âncora de telejornal foi demitido devido aos baixos índices de audiência. Em sua despedida, ele faz ao vivo uma enfática denúncia dos podres do programa. Uma executiva da TV percebe o potencial de entretenimento disso e o apresentador volta com um programa reformulado onde dispara petardos furiosos contra a falta de escrúpulos das mídias e dos espectadores. Um sucesso espetacular, que não durará muito tempo. Esse o roteiro do filme Rede de Intrigas (1976). Uma das falas fuzilantes do autoproclamado "profeta da tv" é essa:
O apresentador entra em cena ao vivo e, após saudar o público presente, começa:

"Ai de nós. Porque 62 milhões de americanos me assistem agora. Porque menos de 3% de todos vocês lêem livros. Porque menos de 15% de vocês lêem jornais. E a única verdade que conhecem é a que passa pela televisão. Agora mesmo há uma geração inteira que nunca conheceu nada que não tenha saído da televisão. A TV é o evangelho. A revelação final.

A televisão pode fazer ou destruir presidentes, papas, ministros. É a força mais incrível nesse mundo ímpio, e ai de nós se ela cair em mãos erradas. [...] Por isso, ai de nós porque esta companhia agora está nas mãos da CCA, a Corporação de Comunicação da América. E quando a 12ª maior companhia do mundo controla a mais incrível força de propaganda em todo esse mundo ímpio, quem sabe o que será vendido como verdade nesta rede.
Então, prestem atenção! Televisão não é verdade. Televisão é um maldito parque de diversões. Televisão é carnaval, é circo, contadores de história, dançarinas, cantores, malabaristas, domadores de leão e jogadores de futebol. Nosso negócio é matar o tédio. Então, se querem a verdade, procurem Deus. Procurem seus gurus. Procurem a si mesmos! Porque esse é o único lugar onde encontrarão a verdade. Mas ouça, nunca ouvirão nenhuma verdade de nós. Vamos dizer o que quiserem ouvir. Mentimos como loucos. Diremos que Kojak sempre pega o assassino e que ninguém tem câncer na casa de Archie Bunker. E não importa se o herói está enrolado, se acalme. Olhe no relógio. No final do programa, ele vai vencer! Diremos qualquer porcaria que queiram ouvir! Lidamos com ilusões. Nada disso é verdade. Mas vocês sentam aí, dia após dia, noite após noite. Todas as idades, raças, credos.
Somos tudo que vocês conhecem. Estão começando a acreditar nas ilusões que apresentamos aqui. Começam a achar que a TV é real e suas vidas são irreais. Fazem tudo o que a TV manda fazer. Vestem-se como na TV, comem como na TV, criam seus filhos como na TV, até pensam como a TV. Isso é loucura em massa, seus maníacos!
Em nome de Deus, vocês são de verdade! Nós somos a ilusão! Então desliguem as TVs. Desliguem agora mesmo. Desliguem e deixem desligadas. Desliguem no meio desta frase. Desliguem! "

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Candidatos Adventistas Confirmam sua Fé em Concurso Público


Lene Salles
No último dia 28, o portal de notícias  G1 publicou uma matéria sobre cinco adventistas  que entraram com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando alteração da data da prova do concurso público do Ministério Público da União (MPU), que está prevista para o dia 11 de setembro, sábado.
De acordo com a Assessoria Jurídica da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul que acompanha o assunto, o resultado pode afetar todos os estudantes adventistas. Entre as medidas tomadas, a primeira é de informar ao STF o que envolve a guarda do sábado, nesse caso, mediante a Lei Estadual 12.142, garantir ao candidato a realização do concurso após às 18h, ou a mudança da data.
A Assessoria solicita que todos os adventistas, da região norte e leste da capital paulista, inscritos no concurso público do MPU para analista entrem em contato com a Assessoria Jurídica da Paulista Leste e informem nome completo, CPF e número de inscrição. Essa informações serão repassadas para a sede da Igreja Adventista na Americana do Sul.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dez mandamentos para professores


Postei este artigo pensando nos meus caros colegas professores de matemática de São José da Laje - AL. Espero que gostem e comentem!